cursos

 
 
 
O Mundo das Sinfonias - História e Intérpretes
.
Datas: 05 a 27 de setembro (terças e quartas)
das 19h às 21h
Local: RJ - Travessa Barra Shopping - Av. das Américas, 4666 - 220 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22640-102
 
 


8 encontros

Século XVIII
A herança do período barroco. As origens da sinfonia. Como as aberturas de óperas italianas evoluíram para o formato de sinfonia. Como eram estruturadas as primeiras sinfonias, de compositores como o italiano Sammartini e em que contexto foram criadas. Como funcionaram as primeiras casas de concerto, surgidas nesse século e ligadas à ascensão da burguesia. A nobreza e a igreja como fontes de encomendas musicais. Como eram as orquestras e como viviam os músicos. Haydn, o "pai da sinfonia". As sinfonias de Mozart. A escola de Mannheim. A Concert Spirituel, em Paris.

Século XIX
O Beethoven das duas primeiras sinfonias e a revolução provocada pela terceira, a "Heróica", inauguradora do Romantismo na música. A figura do regente como idealizador da performance musical. O crescimento das orquestras e a fundação de conjuntos que são referência até hoje como as filarmônicas de Berlim e de Viena e a Concertgebouw de Amsterdã. A voz humana na sinfonia. As sinfonias de Schubert. Os sucessores de Beethoven: Brahms, Schumann, Bruckner, Dvorák, Tchaikovsky, etc.

Século XX (e XXI)
Mahler, o elo entre o Romantismo e a Modernidade. As mudanças estéticas no mundo musical. Sibelius, um caso excepcional. Nacionalismo e pressões políticas: o caso Shostakovich. O ocaso da sinfonia e o seu renascimento pelas mãos de compositores minimalistas e espiritualizados (a chegada da sinfonia ao século XXI). A escola "autêntica" ou "de época", que interpreta sinfonias (e outras obras) do passado com técnicas e instrumentos próximos ao original. Os grandes maestros do século XX: quem são os melhores em cada repertório.

 
 
Professores:
 
Eduardo Fradkin
 
 
Valor: 480,00
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////